Atualidade

esta em: Inicio Atualidade 

ATUALIDADE

Melhorando as vendas com a nossa equipas de vendas

Existe realmente a fórmula para chegar a ser o número um das vendas?

Não, mas sim uma série de passos que aumentam muito a possibilidade de chegar lá em cima. Como declara Javier Fuentes Merino, CEO de Grupo Venta Proactiva: “Cumprir estas sugestões não significa que se assegure absolutamente o êxito total, mas não cumprir assegura manter-nos longe dos que mais vendem”.

Em primeiro lugar temos que recolher dados de para onde aponta o mercado e claro, da comcorrência, o que se traduz em saber ao detalhe como é o seu produto, que vantagens oferece, quem é o seu público e como se comunica com ele. Para ter estes dados é bastante útil recorrer às empresas de análise de mercado e de target. No segundo passo analisam-se dois aspectos: a quem nos dirigirmos e como o faremos. Sermos os primeiros a analisar o nosso target e a segmentação de mercado para oferecer o produto de acordo com as suas características, necessidades e hábitos, ou como afirma Fuentes Merino, “para falar a mesma língua no mesmo tom”. Finalmente, chega o momento para a terceira fase. “O plano tem muitos cálculos e previsões, com base na quota de mercado que queremos ter e os custos e potenciais benefícios, estabelecendo sobre eles o orçamento a curto e médio prazo, as fontes de financiamento e o modelo de cálculo, que inclui as vendas, leads, a forma de pagamento do cliente e do fornecedor, e o detalhe que as empresas tendem em lembrar-se no último momento: os tipos de relatório ou como se vão realizar os relatórios quantitativos e qualitativos das vendas”. “Ter uma equipa de comerciais altamente motivados e comprometidos com o produto e com a empresa é o ponto de partida de qualquer empresa, quer seja no ponto de venda ou por detrás do computador”, acrescenta, e para isso recomenda contar com um responsável de equipa que seja um exemplo sobre como vender mais e melhor, sendo também o pilar da equipa em todos os sentidos.

 

Em suma, uma pessoa motivadora, hábil em técnicas de vendas e capaz de liderar toda a equipa com o objectivo de posicionar o produto. Então, depois de alcançar este desafio, vem o segundo: permanecer no topo.  

Resumindo em poucas palavras o processo de chegar e manter-se em número um das vendas: informação, planificação, inovação e motivação. A receita definitiva não existe, mas sim o método para criar a melhor receita no momento adequado”, sintetiza Javier Fuentes Merino.

Javier Fuentes Merino, CEO de Grupo Venta Proactiva. Encontrará este artigo nol seguinte link, Fuente:   Solomarketing.es