Atualidade

esta em: Inicio Atualidade 

ATUALIDADE

O pagamento com o telemóvel acabará com o cartão de crédito?

A empresa Grupo Venta Proactiva vendeu em Espanha e Portugal, nos últimos 16 nños, mais de um mihão de propostas de cartões de crédito.

 

Este facto significativo, faz com que perguntemos a estas redes comerciais se a utilização do telemóvel como meio de pagamento substituirá o cartão de crédito, algo que para o CEO desta empresa, Javier Fuentes Merino, contesta categoricamente: “São complementares. A maioria dos meios de pagamento móvel são baseados no vínculo com um cartão de crédito. Por isso num futuro veremos entidades não convencionais oferecendo serviços de pagamento ou crédito móvel, mas a meio prazo estes pagamentos dependerão dos cartões, ainda que não seja necessário o plástico”.

 

Neste sentido, pode-se afirmar que os cartões de crédito, físicos ou virtuais, serão o suporte preferido, durante muitos anos, uma vez que qualquer instrumento de pagamento não bancário tardará em justificar-se, devido aos principais inconvenientes que apresentam atualmente, como sendo a dependência do telemóvel, falta de bateria ou baixa cobertura; mas, principalmente, a segurança na transmissão de dados, ao ficar armazenada no dispositivo, com possibilidade de ser resgatado.

 

No que diz respeito aos sectores que serão mais afetados são, principalmente, a Banca e as  Telecomunicações, que terão de unir forças para desenvolver sistemas que proporcionem comodidade e segurança, bem como entrar no mercado, ainda praticamente intocado. “Embora seja verdade que mais tarde se dinamizará e começará a existir alternativas, o que fará com que todos os agentes implicados avancem e inovem, conclui Fuentes Merino.

 

Além disso, independentemente se a forma de pagamento é virtual ou mediante o deslizamento da banda magnética pelo POS, o que sim afeta na compra de um produto ou serviço é a dificuldade ou problema que possa surgir na hora de pagar, há que recordar que há uns anos não em todos os comércios podia-se pagar com cartão de crédito, ou careciam de alguma das entidades financeiras, pelo que quanto maior forem as possibilidades e vantagens na hora de pagar: compra a crédito, participação em sorteios, acumulação de pontos e descontos, entre outras acções promocionais, mais aumentarão as vendas; e tudo isso com um só clique.

 

É um grupo multinacional que opera em Espanha e Portugal. Com experiência comercial em Polónia, México, Brasil, América Central e Caribe. Está especializado em serviços de forças de vendas externas, gestão comercial e de pessoas (seleção, formação, contratação, direção e controlo). Presta ainda os seguintes serviços: Promotoria e técnicas de investigação qualitativas. Atualmente está acreditado e auditado pelas maiores empresas cotizadas do mundo. Foi galardoado pela ECOFIN na categoria produtos e serviços com o Prémio Titãs das Finanças 2013. O Grupo encontra-se entre as empresas líderes do sector comercial e de marketing; trabalhando para criar valor nestas áreas, com mais de 800 empregeados. No ano 2013, a empresa obteve o certificado ISO 9001:2008 Bureau Veritas.